terça-feira, 1 de julho de 2008

Teoria Casa Arrumada x Zona Total

Me tornei uma "dona-de-casa" há mais ou menos um ano e meio. Durante esse tempo, venho elaborando uma Teoria: Casa Arrumada x Zona Total.

Não sei se ela vale só pra mim. mas preciso desabafar isso e quem sabe achar "donas-de-casa", que como eu, sofrem com isso.

Faz parte da vida de recem-casados as visitas. No começo é sempre assim. Um tal de entra e sai que não tem mais fim. (Que fique claro que eu gosto de visitas). Mas com o tempo a frequência das visitas diminuem, porque já não é mais a novidade do começo e tal. Então as visitas se tornam mais espaçadas ou até mesmo "surpresas".

Eu procuro manter minha casa sempre em ordem. Crio até tabelinhas mentais do tipo: Segunda - limpar a casa. Terça - lavar. Quarta: passar... e assim vai. Reajusto a tabela de todas as formas possíveis e de acordo com o que preciso fazer. As vezes funciona, outras não e quando me dou conta, a semana já está quase terminando e o serviço domestico se multiplicou de maneira assustadora.

Então, encho o pulmão e faço duzentas coisas no mesmo dia, e a ordem volta a reinar. No entanto, no outro dia a vida (e o serviço) continuam. E com muita sorte as únicas pessoas que viram a desordem reinando foram meu marido e meu irmão (que almoça aqui todos os dia).

É aí que entra minha teoria. Quando a minha tabelinha funciona perfeitamente, quando a casa está toda arrumada e não tem nem um copo na pia, ninguém aparece. Mas no dia em está uma zona total, tem louça acumulada, os móveis estão empoeirados, a casa toda bagunçada, as pessoas decidem passar aqui.

Quando avisam que estão vindo é uma tal de esconder sapato, tirar pó correndo, arrumar a pia. Mas e quando o interfone toca e não dá tempo nem de guardar a zona que eu fiz no sofá porque eu estava procurando alguma coisa na bolsa e nem guardei de volta? É ai que entra o óleo-de-peroba-na-cara e a fala típica: "Gente-desculpa-a-bagunça!"

Preciso saber: com vocês é assim? Ou só eu passo por isso? Por que se for só comigo, não sei nem o que vou fazer!