sábado, 31 de maio de 2008

Virando gente grande de verdade

crescer é algo muito difícil. difícil pelas responsabilidades que isso acarreta. difícil pelas ilusões adolescentes que vão se desfazendo uma a uma.

criamos um mundo paralelo de fantasia. e não sei como é que conseguimos acreditar com tanta certeza. eu imaginava que no minuto em que eu completasse 18 anos, estaria entrando em um concessionaria e poderia escolher o carro que eu quisesse. que logo em seguida iria, com meu carro novo, escolher os moveis pro meu apartamento também novo. depois disso só faltava ir buscar minhas roupas. mas uma fase nova tão importante assim precisa de renovações... então iria ao shopping e compraria todas as roupas novamente.

será que eu era muito babaca ou todo adolescente pensa que a vida é mamão com açúcar? eu como sempre quis ser independente sonhava e acreditava nisso com todas as forças. nunca fui o tipo "quero quero quero e acabou", mas hoje eu vejo como não entendia quando minha mãe dizia que a vida não é fácil. quando via as pessoas arrancando até o último fio de cabelo pra pagar água, luz, aluguel, IPTU e tudo mais. hoje eu começo a entender.

hoje eu também entendo o porque minha mãe reclamava quando ela acabava de lavar louça e a pia já estava cheia de copos. o porque ela reclamava quando a gente entrava com o pé praticamente da cor do asfalto depois de correr horas descalço. hoje eu entendo como lavar, passar e cozinhar, toma tempo e requer dedicação.

acho que estou começando a crescer. e isso me assusta. mas ao mesmo tempo me encanta. descobri coisas que jamais pensei que eu fosse capaz. descobri que tenho duas donas de casa aqui dentro: uma neurótica, louca por limpeza; a outra, que adora internet e morre de preguiça. é uma guerra constante.
a vida é realmente muito engraçada. o tempo passa e vemos o quanto vivemos iludidos no passado. espero olhar pra trás daqui 20 ou 30 anos e saber que eu não sabia sobre muitas coisas, mas que eu não estava totalmente cega nem iludida.